Sim, é normal você sentir algumas dores, pois sofreu uma cirurgia grande. Para reduzir o desconforto, existem as medicações que foram receitadas pelo seu médico. Tome-as na dose que ele recomendou e aguarde fazer efeito. Remédios em excesso podem ser prejudiciais a você, por isso siga sempre o que seu médico receitar.
Como cuidar da ferida cirúrgica
Tome banhos diariamente, da cabeça aos pés, limpando a ferida cirúrgica com sabão neutro e enxaguando bem;
Depois, seque a ferida cirúrgica e limpe-a com Soro Fisiológico, colocando Gaze e Atadura de Crepe ou Esparadrapo se necessário (se estiver saindo secreção ou ambiente sujo);
Movimentos
Não apoie o peso do corpo sobre o membro operado. Ande com o auxílio de muletas até a liberação médica;
Não realize movimentos rotatórios na perna operada;
Evite ficar deitado o dia todo. Procure ficar sentado em poltrona ou sofá, desde que não seja muito baixo ou mole;
Procure movimentar o membro operado (joelho e o pé), para evitar atrofia e inchaço, o que prejudica a circulação;
Fique atento a sinais como inchaço e coloração roxa. Se tiver algumas dessas alterações elevar a perna.
Qualquer anormalidade procurar o hospital.
Alimentação
Estudos demostram que o estado nutricional é seguramente um dos fatores independentes que mais influenciaram nos resultados pós operatórios.
Uma nutrição adequada matem o metabolismo e a cicatrização da ferida operatória e a resposta imunológica eficiente, favorecendo ao paciente uma recuperação rápida e sem maiores transtornos.
Pacientes que foram submetidos a cirurgias, precisam adotar uma alimentação diferenciada, com alimentos leves, a base de sopas, caldos, frutas (de preferência cozida), biscoitos, chás claros e sucos e gelatina, com baixo teor de sal. Evite produtos enlatados e industrializado. É importante dar preferência a alimentos cozidos, a fim de evitar contaminações e distúrbios intestinais.
Após alta hospitalar, o paciente deve adotar uma alimentação saudável, EVITANDO alimentos ricos em gorduras, condimentos e doces.
Com medidas simples e optando por uma alimentação saudável, respeitando as orientações da equipe medica e as orientações do profissional nutricionista a recuperações será calma e tranquila, fazendo com que em pouco tempo, você voltará às suas atividades e rotinas habituais.
Compareça às consultas de retorno
Na alta do hospital, você já deixará agendado o primeiro retorno.
Compareça a estas consultas sempre no dia e horário marcado pelo setor de agendamento. Não falte em hipótese alguma.
Todos os papéis para empresa e INSS serão entregues a você em seu primeiro retorno, inclusive o atestado dos dias em que você ficou internado.
Dicas da Sirlene Araújo
Gerente de Enfermagem
COREN: 180604/SP
E da nossa nutricionista, Vanusa Gonçalves de Matos
CRN:40211/P